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segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Projeto Tosco em Ação - Construindo Novas Atitudes.



Início: Março / 2012 – Término: Julho / 2012. (1º Semestre de 2012)

Alunos atendidos: Ensino Fundamental II – 6º Ano A; 7º Ano A; 8º Ano A e 9º Ano A.
Desenvolvimento das Ações e Atividades Pedagógicas: Professor Ricardo Ramire Gonçalves. / Bolsistas do PIBID / UEMS / LETRAS:

Creusmar Gomes da Mata Custódio;
Ellen Lúcia Silva;
Flávia Bianchine dos Santos e
Lucas Iester Pereira Ipólito.

Orientação: Professora Atanilda Aparecida de Oliveira – Coordenadora de Área (Língua Portuguesa).
Colaboradores (as): Profº Márcio Cley da Cruz – Gerenciador de STE e Profª Juliana Regiane Queiróz Chaves – Coordenadora de Área (Matemática).


2. JUSTIFICATIVA.

Atendendo a orientação da SED / MS, o Projeto “Tosco em Ação”; teve por objetivo conscientizar nossos alunos acerca da importância de se rever alguns aspectos ligados à conduta dos mesmos no ambiente escolar.
Temas como: o uso das drogas; bullyng; gravidez na adolescência; violência familiar entre outros, são abordados através de uma narrativa simples e eficaz. O personagem Tosco propõe ao leitor durante sua narrativa em 1ª pessoa, a reflexão sobre a conduta destas crianças e jovens, no seio de suas famílias e no universo escolar.

3. OBJETIVOS GERAIS:

·         Desenvolver atitudes e valores essenciais para a formação do indivíduo enquanto agente de transformação social;
·         Proporcionar aos alunos o debate e reflexões sobre as questões ligadas às atitudes contrárias ao bem estar social;
·         Propor uma reflexa acerca da conduta do adolescente na escola; questionando de maneira contundente as atitudes ditas “toscas”;
·         Combater de forma clara e objetiva questões como: bullyng; violência; uso de drogas e bebidas alcoólicas, bem como abordar

4. OBJETIVOS ESPECIFICOS:

·         Trabalhar com as mais variadas linguagens comunicativas: seminários; propaganda; poemas e leitura dirigida;
·         Compreender a importância das normas de conduta existentes na escola;
·         Valorizar o diálogo entre os agentes sociais (alunos; professores e demais profissionais educacionais) inseridos na comunidade escolar;
·         Propor aos alunos a comparação da vida do personagem Tosco com a sua, de forma que a reflexão aconteça durante todo o processo de desenvolvimento do Projeto.

5. METODOLOGIA.

As Atividades Pedagógicas direcionadas ao Ensino Fundamental II, especificamente, forão pautadas nas Orientações Didáticas contidas no caderno: “Compreendendo Tosco”.
Antes de iniciar as atividades didáticas específicas do Projeto, todos os alunos das turmas envolvidas, receberam a obra literária (narrativa) e fizeram a leitura do Livro.
As Ações Pedagógicas selecionadas e propostas pelo Professor de Língua Portuguesa foram às seguintes:

·                    Leitura Dirigida – 6º Ano A;
·                    Varal de Poemas – 7º Ano A;
·                    Propaganda – 8º Ano A;
·                    Seminário – 9º Ano A.

6. REGISTROS DO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO.

Atividade Pedagógica
Leitura Dirigida

Turma: 6º Ano A – Ensino Fundamental. - 37 alunos.

De acordo com as Orientações Didáticas, a Leitura Dirigida do Texto tem por finalidade, responder um roteiro de questões elaborado pelo professor, de maneira que sejam discutidos, aspectos pontuais da obra.
Roteiro para a atividade:

a)      Leitura individual da obra;
b)      Elaborações de situações – problema pelo professor;
c)      Registro das respostas das situações levantadas;
d)     Socialização oral das reflexões, com posicionamento crítico dos estudantes diante das questões propostas.

Num primeiro momento, o Professor Regente, propôs a discussão da obra e sentados em círculo, os alunos puderam expor suas opiniões acerca do texto e principalmente, em relação ao comportamento e as atitudes do personagem Tosco.


A participação do PIBID / UEMS / LETRAS no Projeto.

Em mais uma etapa do Projeto PIBID, os bolsistas Lucas Iester e Creusmar Gomes da Mata Custódio, desenvolveram a atividade de maneira que todos os alunos pudessem participar efetivamente do Projeto. 
            Após isso, eis que o bolsista Lucas Iester levantou a hipótese de trabalhar o livro através de releituras das ilustrações (desenhos) do livro TOSCO.
Sendo assim a proposta, os acadêmicos Creusmar e Lucas Iester dividiram-se para discussão do livro, onde seria trabalhado da seguinte forma: como o professor regente de Língua Portuguesa  teria ainda umas 25 (vinte e cinco) aulas antes de encerrar o 2º Bimestre, destinou 8 (oito) semanas para trabalhar o Projeto.  
 
Os acadêmicos chegaram a conclusão que dividiriam as aulas e os capítulos do livro. Ou seja, totalizando na semana os acadêmicos teriam duas aulas semanais para desenvolver a atividade.  
Devido a isso dividiram 1 (uma) aula semanal e 11 (onze) capítulos do livro TOSCO para cada um, ficando assim um total de 10 (dez) aulas de discussão do livro para cada um e 6 (seis) aulas para juntos trabalharem com as  releituras. 



Depoimento / Aluno (a): Ana Laura Oliveira Costa.



“Eu gostei muito do livro. Eu acho que tem muitas histórias parecidas com a do Tosco. Porém, eu mudaria a parte em que ele briga, entra no mundo das drogas e muitos outros capítulos. Eu gostei muito da parte em que ele começa a trabalhar, a se formar, dando orgulho a sua mãe e sua namorada.”




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