Início: Março
/ 2012 – Término: Julho / 2012. (1º
Semestre de 2012)
Alunos atendidos: Ensino Fundamental II – 6º Ano A; 7º Ano A; 8º Ano A e 9º
Ano A.
Desenvolvimento das Ações e Atividades
Pedagógicas: Professor Ricardo Ramire
Gonçalves. / Bolsistas do PIBID / UEMS / LETRAS:
Creusmar Gomes da Mata Custódio;
Ellen Lúcia Silva;
Flávia Bianchine dos Santos e
Lucas Iester Pereira Ipólito.
Orientação: Professora Atanilda Aparecida de Oliveira – Coordenadora de Área
(Língua Portuguesa).
Colaboradores (as): Profº Márcio Cley da Cruz – Gerenciador de STE e Profª Juliana Regiane Queiróz Chaves –
Coordenadora de Área (Matemática).
2. JUSTIFICATIVA.
Atendendo a orientação da SED / MS, o Projeto “Tosco em
Ação”; teve por objetivo conscientizar nossos alunos acerca da importância de
se rever alguns aspectos ligados à conduta dos mesmos no ambiente escolar.
Temas como: o uso das drogas; bullyng; gravidez na
adolescência; violência familiar entre outros, são abordados através de uma
narrativa simples e eficaz. O personagem Tosco propõe ao leitor durante sua
narrativa em 1ª pessoa, a reflexão sobre a conduta destas crianças e jovens, no
seio de suas famílias e no universo escolar.
3. OBJETIVOS GERAIS:
·
Desenvolver atitudes e
valores essenciais para a formação do indivíduo enquanto agente de
transformação social;
·
Proporcionar aos
alunos o debate e reflexões sobre as questões ligadas às atitudes contrárias ao
bem estar social;
·
Propor uma reflexa
acerca da conduta do adolescente na escola; questionando de maneira contundente
as atitudes ditas “toscas”;
·
Combater de forma
clara e objetiva questões como: bullyng; violência; uso de drogas e bebidas
alcoólicas, bem como abordar
4. OBJETIVOS ESPECIFICOS:
·
Trabalhar com as mais
variadas linguagens comunicativas: seminários; propaganda; poemas e leitura
dirigida;
·
Compreender a
importância das normas de conduta existentes na escola;
·
Valorizar o diálogo
entre os agentes sociais (alunos; professores e demais profissionais
educacionais) inseridos na comunidade escolar;
·
Propor aos alunos a
comparação da vida do personagem Tosco com a sua, de forma que a reflexão
aconteça durante todo o processo de desenvolvimento do Projeto.
5. METODOLOGIA.
As Atividades Pedagógicas direcionadas ao Ensino
Fundamental II, especificamente, forão pautadas nas Orientações Didáticas
contidas no caderno: “Compreendendo Tosco”.
Antes
de iniciar as atividades didáticas específicas do Projeto, todos os alunos das
turmas envolvidas, receberam a obra literária (narrativa) e fizeram a leitura
do Livro.
As Ações Pedagógicas selecionadas e propostas pelo
Professor de Língua Portuguesa foram às seguintes:
·
Leitura Dirigida – 6º
Ano A;
·
Varal de Poemas – 7º
Ano A;
·
Propaganda – 8º Ano A;
·
Seminário – 9º Ano A.
6. REGISTROS DO DESENVOLVIMENTO
DO PROJETO.
Atividade Pedagógica
Leitura Dirigida
Turma: 6º
Ano A – Ensino Fundamental. - 37 alunos.
De acordo com as Orientações Didáticas, a Leitura Dirigida
do Texto tem por finalidade, responder um roteiro de questões elaborado pelo
professor, de maneira que sejam discutidos, aspectos pontuais da obra.
Roteiro para a atividade:
a)
Leitura individual da
obra;
b)
Elaborações de
situações – problema pelo professor;
c)
Registro das respostas
das situações levantadas;
d)
Socialização oral das
reflexões, com posicionamento crítico dos estudantes diante das questões
propostas.
Num primeiro momento, o Professor Regente, propôs a
discussão da obra e sentados em círculo, os alunos puderam expor suas opiniões
acerca do texto e principalmente, em relação ao comportamento e as atitudes do
personagem Tosco.
A participação do PIBID / UEMS / LETRAS no
Projeto.
Em mais uma etapa do Projeto PIBID, os bolsistas Lucas
Iester e Creusmar Gomes da Mata Custódio, desenvolveram a atividade de maneira
que todos os alunos pudessem participar efetivamente do Projeto.
Após isso, eis que o bolsista Lucas
Iester levantou a hipótese de trabalhar o livro através de releituras das
ilustrações (desenhos) do livro TOSCO.
Sendo assim a proposta, os acadêmicos Creusmar e Lucas
Iester dividiram-se para discussão do livro, onde seria trabalhado da seguinte
forma: como o professor regente de Língua Portuguesa teria ainda umas 25 (vinte e cinco) aulas
antes de encerrar o 2º Bimestre, destinou 8 (oito) semanas para trabalhar o
Projeto.
Os acadêmicos chegaram a conclusão que dividiriam as aulas
e os capítulos do livro. Ou seja, totalizando na semana os acadêmicos teriam
duas aulas semanais para desenvolver a atividade.
Devido a isso dividiram 1 (uma) aula semanal e 11 (onze)
capítulos do livro TOSCO para cada um, ficando assim um total de 10 (dez) aulas
de discussão do livro para cada um e 6 (seis) aulas para juntos trabalharem com
as releituras.
Depoimento
/ Aluno (a): Ana Laura Oliveira Costa.
Gostei muito das sugestões. Obrigada por disponibilizá-las
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