Creusmar Gomes da Mata
CUSTÓDIO ( CAPES/PIBID/G-UEMS)
Ana Paula Tribesse Patrício DARGEL (CAPES/PIBID/UEMS)
Ricardo Ramire GONÇALVES (CAPES/PIBID/SED)
O léxico, como patrimônio vocabular de uma
língua, expressa a cultura, os ideais, a história, o saber e o conhecimento de
mundo das pessoas de uma comunidade linguística. Quanto mais o aluno for
exposto a palavras e, consequentemente ao conhecimento, mas saber a respeito do
que o cerca terá. Na perspectiva de se promover a ampliação do conhecimento
lexical do aluno, trabalha-se no subprojeto de Letras do PIBID (Programa
Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), da Universidade Estadual de
Mato Grosso do Sul-Unidade Universitária de Cassilândia, desenvolvido na Escola
Estadual São José na cidade de Cassilândia/MS, com as sugestões de ensino
presentes na Tese de Doutoramento O ensino do vocabulário nas aulas de
Língua Portuguesa: da realidade a um modelo didático, de Dargel (2011). Salienta-se que nem todas as palavras presentes
no léxico são conhecidas pelos usuários da língua e, por esse motivo, é que se evidencia
neste trabalho o dicionário como um instrumento didático em sala de aula capaz
de dar informações relevantes a respeito do léxico da língua portuguesa e
também de ampliar a capacidade lexical do aluno. Entende-se que estratégias de
ensino do vocabulário nas aulas de língua portuguesa são necessárias a que se
promova a ampliação conhecimento lexical do aluno.
Palavras-Chave: Léxico. Dicionário.
Ensino-aprendizagem.
Tese de Doutoramento O ensino do vocabulário nas aulas de
Língua Portuguesa: da realidade a um modelo didático, de Dargel (2011).
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