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segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

O Dicionário em Sala de aula: perspectivas de trabalho.



Creusmar Gomes da Mata CUSTÓDIO ( CAPES/PIBID/G-UEMS)
 Ana Paula Tribesse Patrício DARGEL (CAPES/PIBID/UEMS)
Ricardo Ramire GONÇALVES (CAPES/PIBID/SED)

O léxico, como patrimônio vocabular de uma língua, expressa a cultura, os ideais, a história, o saber e o conhecimento de mundo das pessoas de uma comunidade linguística. Quanto mais o aluno for exposto a palavras e, consequentemente ao conhecimento, mas saber a respeito do que o cerca terá. Na perspectiva de se promover a ampliação do conhecimento lexical do aluno, trabalha-se no subprojeto de Letras do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul-Unidade Universitária de Cassilândia, desenvolvido na Escola Estadual São José na cidade de Cassilândia/MS, com as sugestões de ensino presentes na Tese de Doutoramento O ensino do vocabulário nas aulas de Língua Portuguesa: da realidade a um modelo didático, de Dargel (2011). Salienta-se que nem todas as palavras presentes no léxico são conhecidas pelos usuários da língua e, por esse motivo, é que se evidencia neste trabalho o dicionário como um instrumento didático em sala de aula capaz de dar informações relevantes a respeito do léxico da língua portuguesa e também de ampliar a capacidade lexical do aluno. Entende-se que estratégias de ensino do vocabulário nas aulas de língua portuguesa são necessárias a que se promova a ampliação conhecimento lexical do aluno.

Palavras-Chave: Léxico. Dicionário. Ensino-aprendizagem.

Tese de Doutoramento O ensino do vocabulário nas aulas de Língua Portuguesa: da realidade a um modelo didático, de Dargel (2011).


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