Ellen Lúcia SILVA (CAPES/PIBID/G-EMS)
Flávia
Bianchine dos SANTOS (CAPES/PIBID/G-EMS)
Luceniltom Morais OLIVEIRA (CAPES/PIBID/G-EMS)
Ricardo Ramire GONÇALVES (CAPES/PIBID/SED)
Ana Paula Tribesse Patrício DARGEL (CAPES/PIBID/UEMS)
Apresentamos
neste trabalho um desenho de glossário de africanismo presentes nas designações
de alguns pratos da culinária brasileira. Os dados, nomes, foram coletados
durante a execução de uma etapa do subprojeto de Letras do PIBID (Programa
Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), desenvolvido com os alunos da
Escola Estadual São José, da cidade de Cassilândia-MS. No subprojeto do PIBID, focamos
o ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa por meio do uso do dicionário como
forma de promover a ampliação do léxico do aluno. Nessa perspectiva, utilizamos
a metodologia de Dargel (2011) como embasamento teórico para nos orientar em
nossas atividades. Decidimos elaborar com os alunos da escola pública esse
glossário quando a Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso do Sul
solicitou que fosse executado o projeto “Consciência Negra” nas escolas
estaduais. Com o objetivo de que os alunos do 9º ano conhecessem aspectos
históricos, culturais e linguísticos da presença africana no Brasil, propusemos
a eles a elaboração dessa atividade. Após explicações teóricas acerca do
assunto, os alunos fizeram pesquisas de palavras de origem africana encontradas
na culinária brasileira. A pesquisa foi feita pelos alunos do Ensino
Fundamental, orientados pelos bolsistas do PIBID, na internet e em dicionários.
Os alunos fizeram uma primeira seleção e, assim, montaram o acervo lexical. Após
ter selecionado todas as palavras, montamos o glossário, com o auxílio do Publisher, para a apresentação deste
trabalho.
Palavras-chave:
Glossário.
Léxico. Africanismos.
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