n OBJETIVO
A criação do jornal estudantil tem como objetivo trabalhar uma tipologia textual que permita o aluno produzir textos cujas estratégias de comunicação o faça refletir sobre o léxico empregado segundo a intencionalidade ao discorrer sobre os temas propostos pelas seções. Ao redigirem seus textos fazendo uso do dicionário, este projeto levará os alunos ao desenvolvimento cognitivo, já que ampliarão sua competência lexical.
n
JUSTIFICATIVA
A partir do momento em que o aluno começa a redigir pensando no outro, ou seja, no leitor, passa a refletir sobre as escolhas lexicais. O jornal propiciará o trabalho não apenas com a língua padrão, mas também com variantes linguísticas, uma vez que estará subdividido em seções que trarão tirinhas, piadas, e reflexões sobre interpretação de poesias e letras de músicas, inclusive com propostas de atividades para o leitor como por exemplo, palavras cruzadas.
METODOLOGIA
Os alunos do ensino médio que demonstraram interesse em participar deste projeto formaram duplas e orientados pelos bolsistas, iniciaram a busca por informações que posteriormente serão escritas em forma de artigos, de acordo com as seguintes seções que comporão o jornal:
- nEntrevista com um profissional da escola;
- n Seleção de tirinhas e piadas;
- nDescrição das atividades desenvolvidas no âmbito escolar;
- nSeção destinada a relatar as atividades esportivas, campeonatos e competições;
nNa seção intitulada “Trabalhando a Língua Portuguesa” será proposto ao leitor um estudo acerca da interpretação de letras de músicas, poesias e outras tipologias, bem como sugestão de atividades;
nEstudo de vocabulário a partir de comentários e reflexões sobre gírias, palavras usadas em sites de relacionamento e outros jargões.
Após redigirem seus textos, os alunos os enviarão para os bolsistas, os quais se encarregarão das possíveis correções e/ ou sugestões. Nosso intuito é de que elaboremos uma edição a cada dois meses, dada a viabilidade financeira para sua concretização.
Profª Alessandra Leme Vezzali - Supervisora do PIBID / Letras / UEMS.
Expediente do 1º Jornal: Interativo - Jornal da Escola São José:
Escola Estadual São José.
Rua Sebastião da Silva Lata, 300.
Vila Izanópolis - Cassilândia - MS.
Professores Responsáveis:
Alessandra Leme Vezzali e Ricardo Ramire Gonçalves.
Alunos Colaboradores:
Jéssica Diogo (1º Ano A);
João Luiz (1º Ano A);
Lorraine Matos (1º Ano B);
Cláudia Cristina (1º Ano B) e
Daniela Luiza (1º Ano B).
Bolsistas do PIBID:
Dayana Garcia;
Franciele Rodovalho;
Juliana Paula;
Ellen Lúcia e
Flávia Bianchine.
Diagramação:
Leonardo Leal.
Impressão: Editora Ferjal Ltda.
Apoio Financeiro: CAPES.
Tiragem: 1 000 exemplares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário