Pesquisar este blog

Pesquisar este blog

Pesquisar este blog

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Jornal Interativo - O Ensino Médio participando ativamente das atividades e projetos do PIBID.

O Jornal "INTERATIVO" foi elaborado pelos bolsistas CAPES/PIBID do Subprojeto de Letras/Unidade Universitária de Cassilândia/Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e pelos alunos do Ensino Médio da Escola Estadual São José.


n OBJETIVO
A criação do jornal estudantil tem como objetivo trabalhar uma tipologia textual  que permita o aluno produzir textos cujas estratégias de comunicação o faça refletir sobre o léxico empregado segundo a intencionalidade  ao  discorrer sobre os temas propostos pelas seções.  Ao redigirem seus textos fazendo uso do dicionário, este projeto levará os alunos ao desenvolvimento cognitivo, já que ampliarão sua competência lexical. 

n 
JUSTIFICATIVA
A partir do momento em que o aluno começa a redigir pensando no outro, ou seja, no leitor, passa a refletir sobre as escolhas lexicais. O jornal propiciará o trabalho não apenas com a língua padrão, mas também com variantes linguísticas, uma vez que estará subdividido em  seções  que trarão  tirinhas, piadas, e reflexões  sobre  interpretação de poesias e letras de músicas, inclusive com propostas de atividades para o leitor como  por exemplo, palavras cruzadas. 

METODOLOGIA

Os alunos do ensino médio que demonstraram interesse em participar deste projeto formaram duplas e orientados pelos bolsistas, iniciaram a busca por informações que posteriormente serão escritas em forma de artigos, de acordo com as seguintes seções que comporão o jornal: 

  • nEntrevista com um profissional da escola;
  • n Seleção de tirinhas e piadas;
  • nDescrição das atividades desenvolvidas no âmbito escolar;
  • nSeção destinada a relatar as atividades esportivas, campeonatos e competições;  
 
nNa seção intitulada “Trabalhando a Língua Portuguesa” será proposto ao leitor  um estudo  acerca da interpretação de letras de músicas, poesias e outras tipologias, bem como sugestão de atividades;
nEstudo de vocabulário a partir de comentários e reflexões sobre gírias, palavras usadas em sites de relacionamento e outros jargões.


Após redigirem seus textos, os alunos os enviarão para os bolsistas, os quais se encarregarão das possíveis correções e/ ou sugestões. Nosso intuito é de que elaboremos uma edição a cada dois meses, dada a viabilidade financeira para sua concretização. 

Profª Alessandra Leme Vezzali - Supervisora do PIBID / Letras / UEMS.

Expediente do 1º Jornal: Interativo - Jornal da Escola São José:
Escola Estadual São José.
Rua Sebastião da Silva Lata, 300.
Vila Izanópolis - Cassilândia - MS.

Professores Responsáveis:
Alessandra Leme Vezzali e Ricardo Ramire Gonçalves. 

Alunos Colaboradores:
Jéssica Diogo (1º Ano A);
João Luiz (1º Ano A);
Lorraine Matos (1º Ano B);
Cláudia Cristina (1º Ano B) e
Daniela Luiza (1º Ano B).

Bolsistas do PIBID:
Dayana Garcia;
Franciele Rodovalho;
Juliana Paula;
Ellen Lúcia e 
Flávia Bianchine.

Diagramação:
Leonardo Leal.  
 
Impressão: Editora Ferjal Ltda.
Apoio Financeiro: CAPES.
Tiragem: 1 000 exemplares.     

  
  
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário