Ellen Lúcia SILVA (CAPES/PIBID/G-UEMS)
Flávia Bianchine dos SANTOS
(CAPES/PIBID/G-UEMS)
Ricardo
Ramire GONÇALVES (CAPES/PIBID/SED)
Ana Paula Tribesse
Patrício DARGEL (CAPES/PIBID/UEMS
Um dos níveis da língua muito controverso no
ensino de língua portuguesa é a gramática da norma culta. Esse parte do
ensino-prendizagem costuma ser encarada pelo aluno como se fosse uma língua
estrangeira – o que de certa forma pode ser conforme o modo como é realizada. Nessa
visão e perspectiva, o ensino de gramática torna-se algo quase inacessível ao
aluno. Com a intenção de tentarmos mudar ou atenuar essa realidade, buscamos
adotar no desenvolvimento do subprojeto do PIBID (Programa Institucional de
Bolsas de Iniciação à Docência) novas ferramentas de ensino e, assim, passamos
a utilizar o dicionário nas aulas gramaticais. O dicionário como recurso
didático e fonte de pesquisa ainda é
pouco utilizado nas escolas durantes as aulas. Com base em estudos que
comprovam essa afirmação, tivemos como objetivo deste trabalho inserir o
dicionário na realidade do aluno, de maneira a facilitar a compreensão da gramática.
Nosso pressuposto nas atividades foi o de que, quando se conhece o significado
dos termos gramaticais, a aprendizagem da norma culta se dá mais facilmente. Introduzimos,
desse modo, o dicionário nas aulas de língua portuguesa e orientamos o aluno a
buscar as definções dos termos gramaticais encontrados na gramática normativa
e, muitas vezes, cobrada desse aluno. Por meio dessa inserção do dicionário no
ensino da gramática, constatamos que o aluno teve maior compreensão do sistema
que rege a norma culta da língua portuguesa e que essa prática facilita a
aprendizagem.
Palavras-chave. Aprendizagem da Língua Portuguesa. Norma Culta.
Dicionário.
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