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sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

A inserção do dicionário no ensino da gramática


Ellen Lúcia SILVA (CAPES/PIBID/G-UEMS)
Flávia Bianchine dos SANTOS (CAPES/PIBID/G-UEMS)
 Ricardo Ramire GONÇALVES (CAPES/PIBID/SED)
Ana Paula Tribesse Patrício DARGEL (CAPES/PIBID/UEMS 

Um dos níveis da língua muito controverso no ensino de língua portuguesa é a gramática da norma culta. Esse parte do ensino-prendizagem costuma ser encarada pelo aluno como se fosse uma língua estrangeira – o que de certa forma pode ser conforme o modo como é realizada. Nessa visão e perspectiva, o ensino de gramática torna-se algo quase inacessível ao aluno. Com a intenção de tentarmos mudar ou atenuar essa realidade, buscamos adotar no desenvolvimento do subprojeto do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) novas ferramentas de ensino e, assim, passamos a utilizar o dicionário nas aulas gramaticais. O dicionário como recurso didático e fonte de pesquisa  ainda é pouco utilizado nas escolas durantes as aulas. Com base em estudos que comprovam essa afirmação, tivemos como objetivo deste trabalho inserir o dicionário na realidade do aluno, de maneira a facilitar a compreensão da gramática. Nosso pressuposto nas atividades foi o de que, quando se conhece o significado dos termos gramaticais, a aprendizagem da norma culta se dá mais facilmente. Introduzimos, desse modo, o dicionário nas aulas de língua portuguesa e orientamos o aluno a buscar as definções dos termos gramaticais encontrados na gramática normativa e, muitas vezes, cobrada desse aluno. Por meio dessa inserção do dicionário no ensino da gramática, constatamos que o aluno teve maior compreensão do sistema que rege a norma culta da língua portuguesa e que essa prática facilita a aprendizagem.

Palavras-chave. Aprendizagem da Língua Portuguesa. Norma Culta. Dicionário.

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